quarta-feira, 19 de junho de 2019

O OBJETO DIRETO E O PEIDO PEDAGÓGICO

O OBJETO DIRETO E O PEIDO PEDAGÓGICO



Movido a excesso de cafeína e furor pedagógico, estava eu obstinado a aproveitar até o último momento de minha aula, algo que ia contra a motivação discente que, por sua vez, não via a hora de ouvir o sinal do intervalo para sair em disparada como manada de gnus.
O tema da aula era o objeto direto, aquela porção, punhado de palavras, enunciado ou pedaço de oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto, que, por sua vez, pede complementação. Traduzindo o que falei, grosso modo, o verbo “comprar”, por exemplo, é transitivo direto, primeiro porque quando você diz “comprei”, fica a dúvida “o quê?”. Segundo que essa dúvida é um indício da necessidade de objeto. Então, você pergunta “comprei o quê?” e responde “uma bola”, pronto, eis aí o seu objeto direto. Agora, se esse objeto vier precedido de preposição, temos um caso de objeto indireto. Esse caso dá pra perceber logo na pergunta ao verbo, quando você diz “gostou de quê?”, e a resposta “gostei de você” - objeto indireto: “de você”.

Pois bem, estava eu em uma aula sobre esse assunto, quando um aluno levanta o braço, animando minha expectativa docente.

- Professor, falta 3 minutos? – puxa que decepção, pensei. Estava tão empolgado achando que era uma pergunta sobre a aula e era apenas uma pergunta motivada pela ansiedade pré-intervalo.

- E daí? Nós vamos quando o sinal bater. Não é essa a regra? Vamos fazer o seguinte: alguém me explica agora a definição de objeto direto e dá exemplo e eu solto todo mundo – disse isso me sentido como Caronte à beira do rio Estige.

Silêncio... pensei até ter ouvido grilos no fundo da sala.

- E então, turma?

- Ah, ô professor, cê não vai soltar...?

- Peraê! Para tudo! – aproveitando a pergunta do garoto, resolvi transformar aquela ansiedade em aula - Há uma zona cinzenta nessa tua pergunta.

- Como assim?

E tomando fôlego continuei: - Cê não vai soltar o quê? Posso soltar o prisioneiro, posso soltar pipa, posso soltar a voz, posso soltar a franga, posso até soltar... UM PEIDO!

A gargalhada tomou conta da sala. Nisso, o sinal bateu. Todos correram como maratonistas em final de prova para o famigerado intervalo. A gritaria foi geral.

Uma pena, mais um pouco e eu tinha mesmo soltado um “peido pedagógico” para exemplificar o conceito ensinado. Afinal, toda a estratégia é válida, não é mesmo? Fazer o quê? Fica pra próxima aula. Assim aproveito para incluir mais ovo e repolho no planejamento.


(Profirmeza – 19/06/2019)

Um comentário:

  1. Eu sou o Bernando silva de portugal Eu estava tão deprimido quando a minha mulher me deixou outro homem depois de estarmos casados ​​durante 5 anos tudo porque eu tinha cancro, tentei pedir-lhe para voltar para mim, ela recusou e disse que já não sentimentos por mim depois de todo o sacrifício que eu fiz tudo porque eu a amo, ela me insulta o tempo todo ainda assim eu suporto e penso na minha vida. Tornei-me um homem triste depois que passamos juntos, depois de todo o amor que eu compartilhei no passado, eu não conseguia imaginar a vida sem ela porque meu amor por ela era inestimável para o comércio por qualquer motivo. Um dia, quando cruzei a Internet, Eu vi muitos comentários sobre o poder de curar o câncer e trazer de volta sua esposa e eu decidi tentar vê-lo entrando em contato com ele em doctorosagiede75@gmail.com ele é um bom homem e eu imediatamente respondi e expliquei para ele o que eu estava passando , ele me disse que o outro homem usou magia negra, ela então ele me deixou por ele apesar do meu carinho por ela e prometendo me ajudar a recuperar meu amante e também me ajudar Eu coloquei uma feitiçaria confusa para ele, lutando no futuro , e no menor tempo tudo decolou porque os dois sabem que ele percebeu que nunca foi endireitado por ele e em cinco dias minha esposa estava em minha casa esperando que eu voltasse do trabalho e quando ela começou a dizer que estava arrependida que ela nunca soube o que estava vindo sobre ela e th e no dia seguinte fui ao hospital para check-up e descobri que estava livre de câncer. obrigado Drosagide, agora estou feliz com minha família e tudo está indo bem agora. contato médico osagiede para qualquer período de vingança e soletrar ex costas ou cura para qualquer doença como câncer e HIV através de doctorosagiede75@gmail.com boa sorte

    ResponderExcluir