Loading...

sábado, 5 de março de 2011

A HISTÓRIA, MAIS OU MENOS (LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO)

Negócio seguinte. Três reis magrinhos ouviram um plá de que tinha nascido um Guri. Viram o cometa no Oriente e tal e se flagraram que o Guri tinha pintado por lá. Os profetas, que não eram de dar cascata, já tinham dicado o troço: em Belém da Judéia vai nascer o Salvador, e tá falado. Os três magrinhos se mandaram. Mas deram o maior fora. Em vez de irem direto para Belém, como mandava o catálogo, resolveram dar uma incerta no velho Herodes, em Jerusalém. Pra quê! Chegaram lá de boca aberta e entregaram toda a trama. Perguntaram: Onde está o rei que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Quer dizer, pegou mal. Muito mal. O velho Herodes, que era um oligão, ficou grilado. Que rei era aquele? Ele é que era o dono da praça Mas comeu em boca e disse: Jóia. Onde é que esse guri vai se apresentar? Em que canal? Quem é o empresário? Tem baixo elétrico? Quero saber tudo. Os magrinhos disseram que iam flagrar o Guri e na volta dicavam tudo para o coroa. Bom. Seguiram o cometa, chegaram numa estrebaria e lá estava o Guri com a Mãe e o Pai. Sensacional. Parecia até um presépio vivo. Os magrinhos encheram o Guri de presente. Era Natal, pô. Mirra, incenso, ouro, autorama. Tava na hora de darem no pé quando chegou um telex. E do céu. Um anjo avisando aaos magrinhos que não, repito, não voltem à presença de Herodes porque o coroa tá a fim de apagar o Guri. E depois que os magrinhos se mandaram, chegou outro telex, desta vez para o velho do Guri. Te manda e leva a família. O Herodes vem atrás de você e não é pra dar presente. O velho pegou a mulher e o Guri e voou para o Egito. Na estrebaria as vacas ficaram se entreolhando meio acanhadas, mas depois esqueceram tudo. Aliás, um dos carneiros, mais tarde, quis vender a história toda para um jornal de Jerusalém, mas não acertaram o tutu. Bom, o Herodes, é claro, ficou chutando as paredes quando soube da jogada dos magrinhos. Mandou que todo bebinski nascido nas bocas fosse cancelado. Se tiver fralda, apaga. Foi chato. Muito chato. Morreu neném que não foi fácil. Mas o Guri tava no Egito, vivão. Pouco depois Deus achou que Herodes tava se passando e cassou a licença dele. E mandou passar outro telex para o velho do Guri: Pode voltar. Segue carta. Mas o velho foi vivo e em vez de pintar na Judéia — onde o filho de Herodes, outro mauca, reinava — foi para a Galiléia, para uma cidadezinha chamada Nazaré. Ali o Guri cresceu legal. Acabou Rei mesmo, dando o maior Ibope. Aliás, os profetas já tinham dito que o Guri seria chamado Nazareno. Naquela época, profeta não dava uma fora! Se tivesse a Loteria Esportiva, já viu, né?

23 comentários:

  1. estou fazendo um trabalho sobre este texto.. gostaria de saber qual o significado das gírias: mauca e oligão.. Obrigada e agorei esse texto!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o texto é assim ou você fez alguma variação linguistica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao o texto e assim pois eu li ele na vesão oficial (no livor

      Excluir
  3. caiu na minha prova de lingua portuguesa!

    ResponderExcluir
  4. 1)Todas as passagens do texto se caracteriza essencialmente por apresentar uma linguagem bem próxima de conversa informal Exceto.
    2)Dentre as afirmativas do texo qua não pode provar que o locutor e um jovem.
    3)As passagens do texto revelam criticas a comportamentos ftipicos do homen moderno.Explique essas criticas A) Era natal,po.Mirra,incenso,ouro,autorama.
    B)Alias um dos carneiros mais tarde quis mais tarde vender a historia toda para um jornal de jerusalem mao não acertaram o tutu.

    ResponderExcluir
  5. o negocio chato vvaaai karayyyyyyyyy

    ResponderExcluir
  6. aff's coisa pode saiiii desgraça

    ResponderExcluir
  7. Dj´Wandinho Gostosão.

    ResponderExcluir
  8. que chato isto é uma mierda

    ResponderExcluir
  9. nao recomendo esse site e uma bosta

    ResponderExcluir
  10. queee nada amiga o lema é one direction

    ResponderExcluir
  11. Anônimo do 29 de setembro se fodeu no ENEM!

    ResponderExcluir