terça-feira, 25 de maio de 2010

ALEMANHA

Alemanha ou República Federal da Alemanha é um país autônomo localizado no centro do continente europeu, nação idealizadora da União Européia. O território alemão é dividido em 16 estados que ocupam uma área de 356.733 Km2, onde vivem cerca de 82,2 milhões de habitantes.

Atualmente a Alemanha é um dos mais importantes países do mundo, em decorrência do elevado PIB e do desenvolvimento econômico, tecnológico, militar, qualidade de vida entre outros. O país se caracteriza pela elevada condição de vida de sua população e prosperidade econômica.

No setor econômico o país é a principal economia dentro do continente europeu e a terceira em nível global, sendo superada somente pelos Estados Unidos e Japão. A Alemanha é um grande exportador, além de possuir a sede de empresas que atuam em diferentes lugares do mundo (transnacionais). Frankfurt é uma cidade global que abriga importantes centros financeiros, como bolsa de valores, bancos, instituições supranacionais, centros de pesquisas entre outros.

O clima na Alemanha é instável e imprevisível, ou seja, propício a variações drásticas nas condições do tempo, um dia está quente com muito sol, no outro dia frio e chuvoso. O clima predominante no território é o temperado continental, mas existem áreas que apresentam característica oceânica. O relevo alemão é constituído de planaltos nas áreas centrais do país, Alpes no sul e planícies ao norte.

Informações diversas sobre a Alemanha

Nome do País: República Federal da Alemanha.

Capital: Berlim.

Língua oficial: Alemão.

Governo: República Federal.

Ingresso na União Européia: 25 de março de 1957.

Área territorial: 357. 050 km2.

População: 82,2 milhões de habitantes.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,947 – elevado.
Expectativa de vida: 79,3 anos.
Alfabetização: 99,9%.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário