terça-feira, 25 de maio de 2010

PORTUGAL

Portugal, ou República Portuguesa, é um país europeu situado na Península Ibérica. Limita-se a leste e ao norte com a Espanha e ao sul e oeste com o oceano Atlântico. Seu território abrange uma área de 92.389 km², na qual vivem cerca de 10,7 milhões de habitantes.

O clima que predomina em Portugal é o mediterrâneo, é um dos mais quentes países da Europa. A vegetação é constituída basicamente por pinheiros, árvore castanheiro, sobreiro, azinheira, carvalho e eucalipto. Quanto à fauna, os principais animais são raposas, texugo, lince ibérico, lobo ibérico, cabra selvagem, gato selvagem, lebre, doninha, urso pardo, entre outros. São identificadas mais de 100 espécies de peixes de água doce.

Tradicionalmente, Portugal sempre teve uma forte ligação com a atividade agrícola, no entanto, atualmente sua economia se baseia nos setores de serviços e na indústria. Na agricultura o país se destaca na produção de oliveira, uva, trigo e milho, além das frutas como laranjas algarvias, pera-rocha, cereja, banana da madeira. O parque industrial português atua na transformação de produtos agrícolas e tecnologia, entre os quais se destacam as indústrias: têxteis, calçado, mobiliário, mármores, cerâmica, além de refinarias de petróleo, petroquímica, cimento, fabricação de automóveis e navios, entre muitas outras.

Originalmente os portugueses são compostos por celtas, iberos, celtiberos e lusitanos. Do total de habitantes (10 milhões), cerca de 5% são imigrantes de diversas origens, como brasileiros, ucranianos, além de outros oriundos de Cabo Verde, Moldávia, Romênia, Guiné-Bissau, Angola, Timor-Leste, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Rússia.

Informações gerais

Nome: República Portuguesa.

Gentílico: português e portuguesa.

Brasão:

Bandeira:

Capital: Lisboa.

Língua oficial: português.

Governo: Democracia Parlamentar.

Ingresso na União Europeia: 1° de janeiro de 1986.

População: cerca de 10,7 milhões.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 909-elevado.

Esperança de vida: 77,9 anos.

Mortalidade infantil: 4,92/mil nasc.

Alfabetização: 94,6%.

Moeda: euro.

Site oficial: www.portugal.gov.pt

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário