terça-feira, 25 de maio de 2010

URUGUAI

A região era habitada por índios charruas, guaranis e chanaés, até o século XVII. Uma colônia foi criada em Soriano, em 1624 pelos espanhóis. Em 1860 os portugueses estabeleceram a colônia de Sacramento, porém os espanhóis os expulsaram.

Montevidéu foi dominada entre os anos de 1810 e 1814, após uma luta armada liderada pelo militar uruguaio José Gervazio Artigas. Em 1816, tropas portuguesas apoiadas pela Argentina invadiram o país derrotando Artigas. Mas logo em seguida o Uruguai foi ocupado por novas forças, só que desta vez a aliança dos portugueses era com o Brasil.

O território foi anexado às terras brasileiras em 1821, com o nome de província Cisplatina. O Uruguai se torna independente em 1825, e quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja e com a ajuda de tropas argentinas expulsaram os brasileiros.

Em 1839 e 1851, ocorreu uma guerra civil, ocasionada pela desavença entre liberais e conservadores. Já em 1865 o Uruguai aliado ao Brasil e a Argentina participou da Guerra do Paraguai, onde a Tríplice Aliança saiu-se vitoriosa.

Nas primícias do século XX, os serviços públicos uruguaios foram nacionalizados e criou-se o primeiro sistema de previdência social da América Latina. O cargo de presidente foi substituído por um Conselho de Administração, em 1951.

Somente em 1966 que o presidencialismo voltou a entrar em rigor no país. A crise econômica instaurada no Uruguai estimulou o surgimento do grupo guerrilheiro Tupamaros. Em 1973, uma ditadura foi instalada com o presidente Juan Maria Bordaberry com apoio dos militares.

Somente em 1980 que se deu o surgimento da democracia, com isso em 1984 são realizadas as eleições no país. Na década de 1990 passarmos por uma crise econômica, quando começou a se recuperar, foi afetado com problemas nas economias do Brasil e da Argentina, em 1999.

Em 2001 ocorre uma nova crise, quando a exportação de carne bovina foi prejudicada pela febre aftosa, e em 2002 foi gravemente afetada pela crise na vizinha Argentina.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário