terça-feira, 25 de maio de 2010

ESLOVÊNIA

A Eslovênia é um país europeu, mais precisamente, do leste europeu. A dimensão territorial é modesta, o país ocupa uma área de 20 251 km², na qual habitam aproximadamente 2 milhões de pessoas.

O território eslavo limita-se com a Áustria, ao norte; com a Hungria, a leste; com a Croácia, a leste e ao sul; e com a Itália e o Mar Adriático, a leste.

O ponto culminante da Eslovênia se encontra no Monte Triglav, esse possui 2 864 metros de altitude. Em média, a topografia do país não ultrapassa os 557 metros acima do nível do mar.

O país ainda conserva suas florestas, uma vez que elas cobrem cerca de 50% do território nacional. Apesar do tamanho reduzido do território, é possível identificar diversos tipos de climas. No litoral predomina o clima mediterrâneo; nas montanhas, o alpino, além do continental, que apresenta verões que oscilam entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país.

Em 1° de janeiro de 2007 o país adotou o Euro como moeda. A produção industrial do país se destaca principalmente na fabricação de produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos, aparelhos e utensílios elétricos, mobiliários e têxteis.

A população eslovena está dividida no país entre habitantes da zona rural (49%) e habitantes que vivem em centros urbanos (51%). O povo é bastante homogêneo, cerca de 91% são eslavos, o restante é de origem sérvia, croata e bósnia.

Informações gerais

Nome: República da Eslovênia.

Bandeira:

Brasão:

Capital: Liubliana.

Gentílico: esloveno (a).

Língua oficial: esloveno.

Governo: República parlamentar.

Independência: da Iugoslávia, 25 de junho de 1991.

Ingresso na União Europeia: 1° de maio de 2004.

PIB (Produto Interno Bruto): 47 bilhões de dólares.

Renda per capita: 26, 576 mil dólares.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 929 – elevado.

Moeda: euro.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Um comentário:

  1. Muito obrigada senhor Eduardo de freitas essas informações me ajudaram muito. Gabriela

    ResponderExcluir