terça-feira, 25 de maio de 2010

ITÁLIA

A Itália é um país europeu localizado no sul do continente, seu território é banhado pelo mar Mediterrâneo; limita-se ao norte com a Suíça, Áustria e Eslovênia; e a noroeste, com a França.

O país em questão possui uma população estimada em 59,8 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 301.268 km², a principal cidade é Roma, a capital nacional.

A Itália é um país desenvolvido, ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, pois apresenta um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do planeta, além de integrar os principais organismos internacionais, como o G-8, OMC (Organização Mundial do Comércio), OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e criador da União Europeia.

A topografia do país é bastante acidentada, sendo o ponto mais elevado o Monte Branco, com 4.810 metros de altitude. Há dois vulcões no território italiano, o Monte Etna e o Monte Vesúvio. Existem vários tipos de climas na Itália, com destaque para o tipo continental, altitude e mediterrânico (com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos).

Há uma disparidade econômica dentro do território italiano, que é explicado pelo fato de o norte ser bastante desenvolvido industrialmente, enquanto o sul, bastante agrícola. O país importa cerca de 75% da energia consumida e uma elevada quantidade de matéria-prima. Os principais produtos de exportação italianos são: automóveis (Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pegani), produtos químicos, petroquímicos, produtos elétricos, eletrodomésticos, tecnologia aeroespacial e de defesa, armas de fogo, moda e alimentos. Uma atividade de grande destaque para a economia italiana é o turismo, uma vez que o país possui o maior número de patrimônios mundiais da UNESCO. Esse fator faz com que o país seja um dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo anualmente cerca de 37 milhões de turistas.

O povo italiano surgiu a partir da mistura de diversos povos, como os latinos, sabinos, úmbrios, samnitas, oscanos, etruscos, gregos, celtas, além de germânicos, sarracenos e normandos. A língua oficial do país é o italiano, no entanto, outras são faladas pela população, como: sardo, napolitano, vêneto, friulano, francês, alemão e esloveno.

A principal religião do país é o catolicismo romano, mas são praticadas muitas outras, como catolicismo ortodoxo, protestantismo, testemunha de Jeová, judaísmo, islamismo, budismo, sikhs e hinduísmo.

Informações diversas

Nome: República Italiana.

Gentílico: italiano (a).

Bandeira:

Brasão:

Governo: República Parlamentarista.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 951 - elevado.

Esperança de vida: 80,4 anos.

Mortalidade infantil: 5,94/mil nasc.

Alfabetização: 98,5%.

Moeda: euro.

Site oficial: www.italia.gov.it

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário