terça-feira, 25 de maio de 2010

HONDURAS

Honduras, ou República das Honduras, é um país localizado na América Central. O mesmo limita-se com o Mar das Caraíbas ao norte, com a Nicarágua ao sul, e com El Salvador e o Golfo de Fonseca a oeste. O país ocupa uma área de 112, 088 km2, onde vivem cerca de 7,4 milhões de habitantes, o idioma oficial é o espanhol.

Aspectos naturais de Honduras

Relevo: as irregularidades da superfície do território são classificadas basicamente por quatro unidades de relevo: planície e encostas das montanhas orientais; ao norte, planícies aluviais e serras litorâneas, terras elevadas no centro do país e as planícies do Pacífico e baixas encostas das montanhas. Dentre os países da América Central, Honduras possui o território mais montanhoso. As altitudes ao longo do território oscilam entre 600 e 2.700 metros.

Vegetação: a composição vegetativa típica do país é de característica tropical, incluindo ainda florestas de pinheiros e carvalhos. Em áreas restritas do território ocorrem também manchas de savanas.

Hidrografia: o principal rio de Honduras é o Coco ou Segovia, sua extensão é de 275 km, existem ainda importantes rios como o Patuca, Aguán, Ulúa, Sico, Choluteca; são identificadas lagoas e lagos, como a Lagoa de Caratasca e o Lago Yojoa.

Economia: Honduras possui os piores índices de desenvolvimento econômico entre todos os países da América Latina. Grande parte da receita do país advém da atividade agrícola, isso faz com que cerca de 4,8 milhões de pessoas atuem nesse setor da economia. Os principais produtos agrícolas destinados à exportação são: café, banana e camarão.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário