terça-feira, 25 de maio de 2010

FRANÇA

A França ou República Francesa é um país localizado no continente europeu. A nação possui uma população de aproximadamente 62,3 milhões de habitantes distribuídos em um território que ocupa 551 500 km².

A França está entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, superada somente pela Alemanha e o Reino Unido. No âmbito global, é a sexta economia, superada pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, República Popular da China e Reino Unido.

A capital, Paris, exerce um importante papel na Europa, inclusive, é uma das mais populosas (com 2,1 milhões de habitantes) do continente. Além disso, é considerada uma cidade global, ou seja, uma das mais importantes do mundo.

A economia francesa é uma das mais fortalecidas do mundo, seu parque industrial é bastante diversificado, atua na fabricação de automóveis, aviões, peças, produtos químicos e alimentos. Além da indústria de tecnologia de ponta, que fabrica produtos de informática e suprimentos, artigos eletrônicos e armamentos.

A França é o país de origem de várias empresas multinacionais, entre as quais podemos citar: Accor, Air France, Air Liquide, Alcatel, Alstom, Areva, Aventis, Axa, BNP Paribas, Bouygues, Carrefour, Champion, Citroem, Danone, EDF, ELF, FNAC, France Telecom, Leroy Merlin, Michelin, Peugeot, Renault, Saint- Gobain, Suez, Thales, Thomson, entre outras.

Além do setor industrial francês, outra importante fonte de receita é o turismo. Anualmente, a França recebe cerca de 70 milhões de turistas, que “injetam” bilhões de dólares na economia.
Dentre os inúmeros produtos de exportação estão os vinhos e os perfumes franceses, que são famosos em todo o mundo.

Na agricultura, o país se destaca na produção de trigo, batata doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, girassol, hortaliças, beterraba, tabacos e vinhos. Na pecuária, as principais criações são de bovinos, suínos, ovinos, caprinos, além dos pescados, como bacalhau, badejo e sardinha.

No extrativismo mineral, o país se destaca na produção de carvão, ferro, sais de potássio, bauxita, zinco, chumbo, ouro, petróleo, gás natural, gipsita e aço.

A população francesa possui uma boa qualidade de vida, apresenta bons indicadores sociais, além disso, a renda per capita é uma das melhores do mundo. A constituição francesa concede o direito de culto no país, assim, são praticadas diversas religiões, dentre elas: catolicismo (maioria), agnosticismo, ateísmo, islamismo, protestantismo e judaísmo.

O idioma oficial é o francês, no entanto, línguas minoritárias são faladas no país, como o catalão, bretão, corso, ocitano, provençal, franco-provençal, basco e o alsaciano.

Dados gerais

Nome: República Francesa.

Bandeira:

Brasão:

Gentílico: francês ou francesa.

Capital: Paris.

Idioma oficial: francês.

Governo: República Unitária Semipresidencial.

Entrada na União Europeia: 25 de março de 1957.

Densidade demográfica: 113 hab./km².

Renda per capita: 31 825 mil dólares.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 961 – elevado.

Esperança de vida: 80,4 anos.

Mortalidade infantil: 3,41/ mil nasc.

Alfabetização: 99%.

Moeda: euro.

Site oficial do governo francês: WWW.elysee.fr

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário