terça-feira, 25 de maio de 2010

CORÉIA DO NORTE

A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.

A Coreia do Norte é socialista em virtude de interferências externas que ocorreram no passado.
Depois que o Japão desocupou a Coreia, a mesma foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).

A topografia do país varia entre colinas e montanhas, ao norte e a leste, além de planícies, a oeste. O ponto mais elevado do país fica a 2 744 metros de altitude, chamado de Paektu-san. Quanto à hidrografia, os rios que mais se destacam são o Tumen e o Yalu.

O clima que predomina é o temperado continental, que apresenta um verão com grande incidência de chuva e invernos rigorosos.

O país possui uma economia planificada, bem aos moldes soviéticos. Desse modo, mantém uma restrita relação comercial com outros países. O país recebe ajuda alimentar da ONU (Organização das Nações Unidas) e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários.

A composição étnica e linguística norte-coreana não apresenta uma grande diversidade.

Informações diversas do país:

Nome: República Democrática Popular da Coreia.

Bandeira:

Brasão:

Capital: Pyongyang.

Gentílico: norte-coreano.

Idioma oficial: coreano.

Governo: República socialista.

Independência: do Japão, em 15 de agosto de 1945.

Área territorial: 120 538 km².

Número de habitantes: aproximadamente 23,9 milhões.

Moeda: Won norte-coreano.

Curiosidades da Coreia do Norte:

O país possui um regime muito fechado, seus habitantes não podem usar telefone celular e os turistas não podem tirar fotos de monumentos, por exemplo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário