terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVA ZELÂNDIA

A Nova Zelândia é um país que se encontra a sudeste do continente da Oceania. O país abrange uma área de 270.986 km2, a qual abriga uma população de aproximadamente 4,2 milhões de habitantes. O gentílico desse país é neozelandês. A população possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado, 0,950. As principais religiões praticadas no país são o catolicismo e o protestantismo.

Cerca de 90% da população desse país tem origem européia, sobretudo britânica. A maioria da população se concentra na ilha do Norte, onde se encontra os principais centros urbanos, a capital Wellington ( cerca de 350 mil) e Auckland (aproximadamente 1,2 milhão).

Por apresentar um bom desenvolvimento industrial e agrário, que proporciona uma economia estável, o país consegue oferecer uma boa qualidade de vida a sua população. Etnicamente, os habitantes são formados a partir de 78% de descendentes europeus, 13% de maoris e 5% de polinésios das ilhas do Pacifico. Mas também existe um percentual de 1,3% de chineses e 1% de indianos.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário