terça-feira, 25 de maio de 2010

ARGENTINA

A Argentina é um país localizado no hemisfério sul ocidental, situado na América do Sul. O seu território limita-se ao norte com a Bolívia e o Paraguai; ao nordeste, com o Brasil; a leste, com o Uruguai, oceano Atlântico e as Ilhas Malvinas; e a oeste com o Chile.

O território argentino abrange uma área de 2 766 889 km², onde vivem aproximadamente 40,2 milhões de habitantes. A Argentina possui o segundo maior território da América do Sul, superada nesse quesito somente pelo Brasil, que abrange uma área de 8 514 876 599 km².

A população argentina apresenta um dos melhores indicadores sociais da America Latina, fato que resulta em uma boa qualidade de vida a seus habitantes. O Estado argentino é dividido em 23 províncias e um distrito federal.

Vista panorâmica da capital Argentina, Buenos Aires.
Na Argentina o clima que predomina é o temperado, apesar de haver também áreas de clima subtropical, como no norte, e árido subantártico no extremo sul do país.

O país ocupa o lugar de segunda economia na América do Sul, considerado como uma nação emergente. Os principais produtos de exportação do país são respectivamente: carne bovina e derivados, lã e vinho. Na produção de vinho o país ocupa o quinto lugar no mundo.

A população argentina é constituída etnicamente a partir de europeus, sobretudo, espanhóis e italianos, misturados à indígenas e mestiços.


Informações gerais da Argentina

Nome: República Argentina.

Bandeira:

Brasão:

Gentílico: argentino (a).

Capital: Buenos Aires.

Densidade demográfica: 14,5 hab./ km².

PIB (Produto Interno Bruto): 262.327 milhões de US$.

Renda per capita: 6.636 US$.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 866 elevado.

Expectativa de vida: 75 anos.

Mortalidade infantil: 13,4 / mil nasc.

Alfabetização: 97,2%.

Moeda: peso argentino.

Site oficial: WWW. argentina.gov.ar

Língua oficial: espanhol.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário